O caminho que a mente adota para gerar idéias, vem sendo estudado há tempos. O psicólogo alemão Hermann von Helmholtz definiu vários modelos que foram expandidos pelo psicólogo americano Graham Wallas. No modelo de Wallas, a criatividade ocorre em quatro etapas:
Preparo
Nesta etapa, sua mente coleta informações e dados que servem como alicerces ou pesquisa, onde você esta trabalhando.
Incubação
É conhecida como a fase de descanso ou pausa, em que você armazena as informações que reuniu e deixa de focalizá-las um pouco ou de pensar concientemente nelas. A incubação é o momento que as pessoas sentem-se estressados, cansados e a mente parece dizer para fazer-se uma pausa.
Iluminacão
Esta fase todos nós conhecemos, como: Eureka, UAu, como não pensei nisso antes, é o momento máximo da inspiração. Às vezes, ocorre quando você está fazendo algo completamente diferente do seu trabalho .A importância do relaxamento ou distração para encorajar a incubação e a iluminação é tão reconhecida, que os especialistas em criatividade recomendam que você dê tempo suficiente para que estes processos ocorram naturalmente. É óbvio que fica impossível dizer quanto tempo é suficiente para você. A experiência recomenda portanto paciência.
Implementação / Verificação
É o ponto em que você dá forma para sua nova idéia, para se certificar de que ela funciona. Neste momento o autor senta-se para escrever, para aprimorar a sua idéia .
CRIATIVIDADE NAS EMPRESAS
A chave para aumentar a criatividade em qualquer atividade é incentivar as pessoas a começarem a agir criativamente em grupo. A seguir, algumas maneiras de estimular a criatividade, segundo Michael Michalko, coisas fáceis que podem ser aplicadas facilmente em sua empresa ou a seu grupo:
1) Promova uma Loteria de Idéias:
Dê um cartão numerado para cada pessoa que tiver uma idéia criativa. No final do mês, compartilhe todas as idéias com sua equipe. Faça um sorteio e dê um prêmio para quem tiver o cartão premiado.
2) Inspire por meio de objetos:
Peça às pessoas que coloquem em suas mesas objetos que representem sua própria interpretação pessoal do que é criatividade no trabalho. Por exemplo, uma bola de cristal para representar o planejamento do futuro, pilhas ou baterias novas para simbolizar energia criadora, etc.
3) Organize a Semana das Idéias Estúpidas:
Faça com que ter idéias seja divertido. Organize uma semana das idéias Estúpidas e promova um concurso. Coloque as idéias em algum lugar visível, e depois façam uma votação e premiem a idéia mais estúpida apresentada. Todos vão divertir-se e, no processo, você vai descobrir que algumas idéias não eram tão estúpidas assim.
4) Proponha cotas de idéias...
Garanta a criatividade dando a cada funcionário uma cota semanal ( por exemplo, uma idéia por semana ). Thomas Edison usava este sistema. Sua cota pessoal era uma invenção pequena a cada dez dias e uma grande a cada seis meses.
5) Reconheça sempre:
Por menor que possa parecer a contribuição nunca esqueça de mencionar de quem ou qual grupo veio a sugestão. Mesmo que a sugestão não tenha sido implementada. Ao agradecer você estará estimulando um ambiente mais criativo e descontraído. É esta energia criativa que manterá o grupo em permanente criação. Comemore todos os resultados alcançados.
Os casos de Einstein e Edison, contudo, não foram únicos na história. Gandhi também foi um aluno medíocre. Sofreu muito com a tabuada e costumava voltar para casa correndo para que seus colegas não pudessem zombar da sua 'burrice". Tinha um raciocínio muito lento e uma memória péssima.
Acontece, cara, que esses três "burrinhos" foram longe. Eles superaram todas as expectativas, contrariaram todas as previsões e acabaram se tornando celebridades universais. Se você quer saber como essas coisas podem acontecer na vida de qualquer um, inclusive na sua!!!
Fonte :Portal Empreender para todos