Liderar é Servir

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Essa é uma entrevista realizada com uma dos mais polêmicos pensadores da atualidade concedida a revista Você S/A – Outubro 2005, sobre o papel do Líder.

O economista chileno, Manfred Max Neef, é um dos mais polêmicos pensadores da atualidade. Pelas idéias e projetos que defende foi ganhador, em 1983, do Prêmio Right Livelihood, que alguns consideram uma espécie de Prêmio Nobel Alternativo. A Fundação Right Livelihood foi criada em 1980 por um rico filatelista sueco decepcionado com o que considerava o desvio do Prêmio Nobel de seu papel humanístico. Mês passado, Manfred esteve no Brasil para falar sobre "Educação e Valores do Espírito" para uma platéia repleta de executivos. Durante sua palestra ele defendeu novas formas de avaliar temas como economia, desenvolvimento, crescimento, livre comércio e valores da vida fundamentais para uma mudança na mentalidade humana.



Na avaliação do senhor o que seria necessário mudar no comportamento dos líderes de hoje?

Manfred - A primeira coisa é não agir somente em função da própria carreira. É preciso entender que o verdadeiro êxito não está na maximização das competências e dos resultados entregues ao chefe ou à sua empresa, mas sim na possibilidade de incrementar o bem estar da equipe. Ter um time satisfeito e empenhado naquilo que faz é imensamente mais importante do que o crescimento profissional.

No que consiste o que o senhor define como "ampliação da consciência individual"?

Manfred - Significa descobrir que você é parte inseparável de um todo, no qual tudo está relacionado. É desenvolver a competência afetiva e exercitá-la no dia-a-dia. Se trata de descobrir a magia que há em tudo, faculdade que perdemos ao criarmos uma obsessão por eficiência e na crença de que a felicidade está associada a riqueza material.

Qual o papel do líder?

Manfred - O líder não deve se comportar como um superior hierárquico, apenas. Sua missão é desenvolver a capacidade crítica e criativa de seus subordinados. Sua superioridade não deve ser externada pelo poder e sim pela autoridade conferida a ele pelo time. E isso se dá quando as pessoas acreditam na competência do executivo para liderar.

Como o profissional pode mudar de comportamento?

Manfed - As atitudes só mudam se a pessoa estiver realmente engajada em alterar sua forma de liderar. Ninguém pode obrigar outra pessoa a ser diferente. Naturalmente que o local de trabalho pode ajudar nessa tomada de consciência. Numa estrutura hierárquica onde impera o autoritarismo é natural que as pessoas sintam-se intimidadas. Enquanto uma estrutura aberta, onde as pessoas são chamadas a participar do processo decisório, há estímulo para o profissional ter uma postura mais servidora.

De que forma as organizações podem incentivar essa mudança de comportamento em seus funcionários e líderes?

Manfred - Criando condições para que os colaboradores e líderes possam viver e experimentar. O fato é que chegamos a um ponto da nossa evolução em que acumulamos um nível de conhecimento muito grande, mas nossa compreensão do mundo não cresceu na mesma medida. Só posso compreender algo na sua plenitude se me sinto parte daquilo. Uma organização que estimule a compreensão, mas que o mero conhecimento técnico torna seus profissionais capazes de criar soluções e inovador.


Fonte: Revista Você S/A, edição Outubro de 2005.